João Amílcar Salgado

quarta-feira, 22 de maio de 2024

 


EM TODAS AS FAMÍLIAS HÁ HISTÓRIAS SENSACIONAIS

João Amílcar Salgado

Em 2006, foi exibida a série JK na tevê Globo. Nosso Cememor ficou povoado de técnicos e a roteirista estrangeira me pediu sugestões. Vetou vários aspectos interessantes, enquanto distorceu vários fatos para fins dramáticos.  Um destes foi a atitude do adversário fictício de JK, obrigando seu filho a abandonar o seminário para rapidamente casar-se com sua amante grávida, a tempo de que assumisse a paternidade. Isso era extraído de algo acontecido na região de Diamantina, que relatei fora da biografia de JK. Pois bem, no estudo que faço de meus antepassados ibéricos, encontrei relato muito semelhante.

Um dos homens mais poderosos do reino luso era o frei Álvaro Gonçalves Pereira (1300-1379), arcebispo de Braga e prior da ordem cruzada do Hospital. Era amante de Teresa Peres Vilarinho e com ela teve um filho que se tornou legendário, inclusive personagem de Camões. Trata-se de Nuno Álvares, de rara habilidade militar. Ao longo do tempo, Nuno foi anistiado de sua condição de filho sacrílego e acabou recentemente canonizado por Bento 16 (2009). Seu pai o retirara ainda jovem do convento, onde estava para ser monge, e o fez casar com outra de suas amantes. Sua vocação religiosa era tão forte que, depois de ter filhos e se enviuvar, voltou ao convento e daí hoje é santo, com o nome canônico de São Nuno de Santa Maria.

Mais recentemente na Vila, um primo de minha mãe, quase repete tal história. Uma de suas amantes mais belas seduziu seu filho, dizendo-se perdidamente apaixonada. O plano dela era ficar sob o teto do amante e, mais ainda, sua herdeira. O riquíssimo fazendeiro percebeu a jogada e vetou a pretensa nora.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário