João Amílcar Salgado

quinta-feira, 14 de março de 2024


 

ÂNGELA TONELLI VAZ LEÃO

João Amílcar Salgado

            A Ângela Leão é personagem de meu livro O RISO DOURADO DA VILA (2020), sendo filha da nepomucenense Zaroca (Isaura) Piva Tonelli e sobrinha do fraterno amigo de meu pai Zico Tonelli. As melhores farmácia e alfaiataria da Vila eram de meu pai e do Zico, respectivamente. O pai da Ângela é Saul Vaz, de ilustre linhagem mineira. Com o esposo guanhanense Wilson Coelho Leão, a filóloga teve cinco filhos. Ela aparece no Riso, quando me arguiu no vestibular da Fafich, em 1962. Ela reaparece no episódio com o Jarbas Juarez, no final do curso de jornalismo, em 1965. Este último causo acabou reunindo virtualmente três figuraças: Ângela, Drummond e nosso originalíssimo desenhista, pintor e escultor.

            Coincide que o Aires da Mata Machado Filho indicou a Ângela para herdeira de sua cátedra, enquanto, no vestibular da medicina, em 1955, fui arguido pelo Aires - e as arguições foram muito semelhantes. Na posse do Edward Tonelli na Academia de Medicina, fizemos uma roda da Vila, em torno da Ângela, quando relembramos este humorismo todo. Ela falou com entusiasmo da mais nova de suas pesquisas.  Comentei rapidamente que seu soberano castelhano pesquisado é mais uma das evidências de que a Vila é o umbigo do mundo. Como assim? É que mágicas linhas cruzadas do céu ibérico ocorreram, quando ela decidiu estudar o rei Alfonso X - sábio astrônomo e curiosíssimo poeta. Garanti a ela que a família Correia de nossa Vila, que inclui os Garcia, os Correia Lima e demais descendentes das Ilhoas (um deles eu) é consanguínea do Alfonso. Ela, atônita, exclamou que agendaria um dia inteiro para conversarmos exclusivamente sobre isso. Mas essa tertúlia infelizmente não aconteceu, por culpa do tumulto de nossas vidas acadêmicas.

NOTA O causo do Jarbas é ilustrado pelo texto de Ângela ASPECTOS LINGÜÍSTICOS E ESTILÍSTICOS DE FALA AMENDOEIRA, de Drummond, Revista Kriterion, 18:250, 1964.  Ver também a introdução de Ângela ao livro DICIONÁRIO FRANCÊS-PORTUGUÊS DE LOCUÇÕES, de meu querido amigo Aluísio Mendes Campos, também personagem do RISO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário