João Amílcar Salgado

quinta-feira, 10 de junho de 2021

 


 GOMIDE BORGES, PICADA DE GOIÁS E GOMIDES DA VILA

        O Centro de Memória da Medicina de Minas Gerais foi criado em 1977. De imediato, Ciro Gomide Loures e Paulo Gomes Leite passaram a documentar o médico mineiro Antônio Gonçalves Gomide, senador, constituinte de 1823 e primeiro psiquiatra brasileiro. Em 1992, foi publicado por José Gomide Borges O SERTÃO DE NOSSA SENHORA DAS CANDEIAS DA PICADA DE GOIÁS. O acervo reunido por José passou a ser fundamental para documentar a própria família Gomide.

              Ciro Gomide Loures é a maior autoridade no herói Tiradentes, sendo ambos dentistas. Sobre Antônio Gomide, ele revelou o episódio entre o psiquiatra e o naturalista Saint-Hilaire, pelo qual se antecipa em 1817 a descrição do reflexo condicionado de Pavlov (1904). Gomide fez o francês testemunhar o dito reflexo em animais de tropa, na cidade de Caeté. Gomes Leite, por sua vez, autenticou ser Antônio Gonçalves o verdadeiro autor da IMPUGNAÇÃO ANALÍTICA (1814) aos milagres da Irmã Germana. Com essa impugnação ele não só inaugura a psiquiatria brasileira, como antecipa conceitos só depois enunciados por Sigmund Freud.

              Já José Borges nos revelou Itapecerica como a cidade irradiadora dos Gomide em Minas. Iniciam-se pelo luso Xavier Gonçalves Gomide, nascido na freguesia de Santa Maria de Devela, vila de Castelo de Vide, batizado a 9-5-1712. Filho de pai homônimo e de Margarida Carrilho, era neto paterno de Manuel Gonçalves Gomide e Isabel Morata. De Itapecerica, seu filho Tomás foi para Piranga, onde se tornou pai do futuro médico por Edimburgo e senador. Este veio clinicar em Caeté, onde cuidou da futura Marquesa de Santos. Dois outros filhos de Tomás, Emílio e Jaime, foram para Rio Novo, onde nasceu Ciro.

              Xavier Gomide é também pai de Teresa Gonçalves, genitora de Manuel Antônio Gomide, por sua vez pai de João Lourenço Gomide, fixado em Campo Belo. Este deixou descendentes aí e ainda em Lavras, Perdões, Nepomuceno e Candeias, onde nasceu Gomide Borges. Em Perdões também nasceu Laura Eucélia Leite Gontijo Gomide, bisavó do autor do presente texto (esposa do bisavô Manoel Alves Vilela e mãe do avô Joaquim Alves Vilela).

          Gomide Borges traça o parentesco entre os Gomide, Carrilho e Morato, desde ainda Portugal, e o parentesco mineiro destes com os Alves de Figueiredo e os Alves Vilela (denotadores das linhagens Taveira e cabralina).  Quase todos migraram ao oeste, pela picada de Goiás, encontrando-se Carrilhos, Vilelas e Figueiredo no Triângulo, noroeste paulista, Goiás, Tocantins e Mato Grosso. Observe-se que um dos fundadores de Uberlândia é Carrilho (Carrejo ou Carrijo). E o próprio sobrenome Borges do pesquisador é notório nesses mesmos lugares.

[APERITIVO PARA LIVRO O RISO DOURADO DA VILA 2ªed, BREVE]

Nenhum comentário:

Postar um comentário