João Amílcar Salgado

domingo, 2 de novembro de 2025

 


CARLOS E JOÃO AMÍLCAR SALGADO NA CÂMARA MUNICIPAL DE NEPOMUCENO

João Amílcar Salgado

Em 17/10/25, a Câmara Municipal de Nepomuceno recebeu os médicos Carlos Amílcar Salgado e João Amílcar Salgado, em memorável sessão sobre o aperfeiçoamento da atenção à saúde local. Foi uma deferência atenciosa a ambos, reconhecidos por muitas famílias da Vila pelo socorro médico, tanto no atendimento de casos individuais quanto em providências institucionais. Foram efusivamente aplaudidos em seus pronunciamentos. Esta data será sem dúvida um marco, mercê de tudo de bom que nossa gente ansiosamente aguarda. Em nome do presidente Túlio Marangoni Morais , do Ostinho e das gentis Liliane Baldoni e Alexsânia Alves, Carlos e João cumprimentam e agradecem a todos os vereadores e funcionários desta ilustre casa legislativa.

João Amílcar, na qualidade de historiador da cidade, autor do livro NEPOMUCENO - SÍNTESE HISTÓRICA (2017), diante do elogio a seu filho, por seu desempenho técnico no alto escalão do Ministério da Saúde, lembrou os méritos dos Vilelas da Vila. De fato, é digna de comemoração a presença recente de membros desta família em altos cometimentos nacionais. Observou que Carlos  Amílcar (Vilela) Salgado tem a honrosa companhia do ministro Afrânio Vilela, guindado ao Superior Tribunal de Justiça, do cientista e ex-reitor de Viçosa Evaldo Vilela na presidência do Conselho Nacional de Pesquisa, do presidente do CTNbio Edilson (Vilela) Paiva, do brilhante cirurgião da UFMG Manuel Jacy Vilela, co-autor do vitorioso planejamento brasileiro  de transplante de órgãos, e do cientista Eduardo Garcia Vilela, estrela maior da gastroenterologia mineira e nacional. Acrescente-se o ator, escritor e cineasta Selton (Vilela) Melo, astro principal de AINDA ESTOU AQUI, premiado com o Oscar de melhor filme internacional de 2025.

Se tudo for confirmado, não haverá mais limitação financeira para a saúde do município, inclusive será honrado o visionário pioneirismo de nosso queridíssimo Dr. Juca (José Augusto de Oliveira Lima), no início do século 20, por ocasião do nascedouro de nossa Santa Casa. No meio daquele século, seu consanguíneo João Amílcar, um dos formuladores do Sus,  militou ali muito jovem, na premonição  da façanha do filho Carlos, ora celebrada.

Na 2ª  foto: Brenda, João, Jorcelina, Ana Luiza e Carlos

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário