João Amílcar Salgado

quinta-feira, 24 de abril de 2014


A IMPORTÂNCIA DO LIVRO
 ENSINO DA MEDICINA NO BRASIL E EM MINAS GERAIS
           
O livro ENSINO DA MEDICINA NO BRASIL E EM MINAS GERAIS é o resultado de pesquisas e vivência de seu autor João Amílcar Salgado como professor da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) a partir de 1962. Foi docente de Semiologia Médica desde então, até alcançar o cargo de  professor titular de Clínica Médica, depois de se tornar mestre e doutor em Medicina Tropical. Como pesquisador, obteve repercussão internacional quando reencontrou e estudou a célebre paciente Berenice, a criança na qual Carlos Chagas descobriu a Doença de Chagas. Também adquiriu renome no Brasil e no exterior, na área do ensino médico, após participar e ser um dos líderes da inovação curricular de 1975 na UFMG. Com isso, se tornou conferencista dentro e fora do país, se colocando ao lado de Juan Cesar Garcia, na OPAS-OMS (Washington), Vic Neufeld, na Universidade McMaster (Canadá), e Henry Walton, na Universidade de Edimburgo (Escócia), em raro período em que houve confluência de esforços, até então autônomos, pelo aperfeiçoamento pedagógico da medicina, na segunda metade do século 20. 
            O livro constitui o primeiro estudo histórico sistemático do ensino da medicina no Brasil, elaborado por reconhecido pedagogo, apontado por pares, como a maior autoridade no país. Os historiadores da medicina brasileira pouco puderam tratar da história do respectivo ensino, em decorrência de seu limitado domínio sobre o tema. João Amílcar Salgado reuniu sua experiência como clínico geral, pedagogo e historiador para revelar como a medicina foi transmitida no Brasil a diferentes categorias de aprendizes, desde antes de 1500 até os dias atuais.
            O conteúdo do livro tem a seguinte sequência: 1) Educação médica pré-européia; 2) Educação médica colonial; 3) Tríplice conexão entre o iluminismo e o Brasil, na educação e na saúde; 4) Educação médica imperial; 5) Educação médica republicana; 6) Educação médica biocêntrica; 7) Educação médica sociocêntrica; e 8) Educação médica para a medicina consumista.  A seguir faz ensaio pormenorizado sobre a origem e a evolução pedagógica da educação médica na UFMG, de modo a estimular a que cada curso médico do país faça estudo semelhante. Finalmente é apresentada abrangente coletânea de textos destinados a ilustrar os temas antes expostos.
            Com tais capítulos, o livro estuda, de modo inédito, os sucessivos problemas do ensino da medicina, do ponto de vista fundamental da relação estudante-paciente, remontante à origem da humanidade. Para isso, recorre a elaborada e amadurecida inovação conceitual, a qual se mostra aplicável quer à realidade de saúde ao longo do tempo, quer à crescente crise atual. Exemplificadamente, o autor alcança fronteiras desafiadoras tais como: 1) A relação estudante-paciente sob perspectiva antropológica; 2) A relação estudante-paciente paralela, alternativa ou clandestina; 3) A decorrente universidade paralela, alternativa ou clandestina; 4) A ociosidade da competência; 5) O egresso nômade de cursos precários; 6) A submissão do ensino da medicina às agências internacionais e ao gangsterismo educacional; 7) A formação médica diante da polaridade competição versus cooperação (equipe mínima); 8) Resolubilidade e terminalidade; 9) A trifurcação corporativa para a sociedade de consumo; e 10) O ensino médico para a medicina consumista.
            O autor recebeu a sugestão para tradução deste livro para o inglês e o alemão.
EQUIPE DE PESQUISADORES DO CENTRO DE MEMÓRIA DA MEDICINA DE MINAS GERAIS






PROGRAMAÇÃO DO LANÇAMENTO DO LIVRO ENSINO DA MEDICINA NO BRASIL E EM MINAS GERAIS                                                                                       DO PROFESSOR JOÃO AMÍLCAR SALGADO

PRÉ-LANÇAMENTOS
1.     CURSO DE HISTÓRIA DA MEDICINA DA UFMG, NO DIA DO MÉDICO, EM 18-10-13
2.     CONGRESSO BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA MEDICINA, PALMAS TOCANTINS, 6-11-13, ONDE O AUTOR FOI DISTINGUIDO COM A PALESTRA DE ABERTURA.
3.     JUBILEU DE OURO DA TURMA GERREIRO DE FARIA, UNIRIO, HOTEL MEDITERRANÉ – RIO DAS PEDRAS, RIO – ONDE O AUTOR FOI AGRACIADO COM PLACA DE PRATA, EM 24-11-13
4.        CONGRESSO MARANHENSE DE HISTORIA DA MEDICINA, TERESINA, 26-11-13
5.     FACULDADE DE CIENCIAS MÉDICAS DE MINAS GERAIS, ONDE O AUTOR FOI DISTINGUIDO COM A AULA INAUGURAL DO CURSO DE HISTÓRIA DA MEDICINA, 17-2-13
6.     UNIVERSIDADE DE OURO PRETO, ONDE O AUTOR FOI DISTINGUIDO COM A AULA INAUGURAL DO CURSO DE MEDICINA, 17-3-14
LANÇAMENTO OFICIAL – ACADEMIA MINEIRA DE MEDICINA
          DIA 26-3-14, ÀS 20 HORAS, NO AUDITÓRIO BORGES DA COSTA DA ASSOCIAÇÃO MÉDICA DE MINAS GERAIS, AVENIDA JOÃO PINHEIRO, 161 – BELO HORIZONTE (COM PRELEÇÃO PELO AUTOR E COQUETEL).



ONDE ADQUIRIR O LIVRO ENSINO DA MEDICINA NO BRASIL E EM MINAS GERAIS

LOJA DA COOPMED, NO ANDAR TÉRREO DA FACULDADE DE MEDICINA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS, AVENIDA ALFREDO BALENA, 190, BELO HORIZONTE E DEMAIS LOJAS DA COOPMED
FORA DE BELO HORIZONTE: PELA COOPMED VIRTUAL coopmed.com.br

INTERMINAS LIVRARIA, AVENIDA ALFREDO BALENA, 181, BELO HORIZONTE
FORA DE BELO HORIZONTE: PELA INTERMINAS VIRTUAL livrariainterminas@livrariainterminas.com.br OU Via fax/telefone: (31) 3201.0584

AINDA FORA DE BELO HORIZONTE PELA ESTANTE VIRTUAL OU CONGÊNERES

LIVRARIA DA FACULDADE DE CIENCIAS MÉDICAS, AVENIDA EZEQUIEL DIAS, 275, BELO HORIZONTE

DEMAIS LIVRARIAS, POR PEDIDOS À COOPMED OU À INTERMINAS OU AO CENTRO DE MEMÓRIA DA MEDICINA DE MINAS GERAIS, FACULDADE DE MEDICINA DA UFMG, AVENIDA ALFREDO BALENA, 190, TELEFONE 34099672

BREVEMENTE EM TODAS AS LIVRARIAS




Nenhum comentário:

Postar um comentário