A
IMPORTÂNCIA DO LIVRO
ENSINO DA MEDICINA NO BRASIL E EM MINAS
GERAIS
O
livro ENSINO DA MEDICINA NO BRASIL E EM MINAS GERAIS é o resultado de
pesquisas e vivência de seu autor João Amílcar Salgado como professor da
Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) a partir
de 1962. Foi docente de Semiologia Médica desde então, até alcançar o cargo de professor titular de Clínica Médica, depois
de se tornar mestre e doutor em Medicina Tropical. Como pesquisador, obteve
repercussão internacional quando reencontrou e estudou a célebre paciente
Berenice, a criança na qual Carlos Chagas descobriu a Doença de Chagas. Também
adquiriu renome no Brasil e no exterior, na área do ensino médico, após
participar e ser um dos líderes da inovação curricular de 1975 na UFMG. Com
isso, se tornou conferencista dentro e fora do país, se colocando ao lado de
Juan Cesar Garcia, na OPAS-OMS (Washington), Vic Neufeld, na Universidade
McMaster (Canadá), e Henry Walton, na Universidade de Edimburgo (Escócia), em
raro período em que houve confluência de esforços, até então autônomos, pelo
aperfeiçoamento pedagógico da medicina, na segunda metade do século 20.
O livro constitui o primeiro estudo histórico sistemático
do ensino da medicina no Brasil, elaborado por reconhecido pedagogo, apontado
por pares, como a maior autoridade no país. Os historiadores da medicina
brasileira pouco puderam tratar da história do respectivo ensino, em
decorrência de seu limitado domínio sobre o tema. João Amílcar Salgado reuniu
sua experiência como clínico geral, pedagogo e historiador para revelar como a
medicina foi transmitida no Brasil a diferentes categorias de aprendizes, desde
antes de 1500 até os dias atuais.
O conteúdo do livro tem a seguinte sequência: 1) Educação
médica pré-européia; 2) Educação médica colonial; 3) Tríplice conexão entre o
iluminismo e o Brasil, na educação e na saúde; 4) Educação médica imperial; 5)
Educação médica republicana; 6) Educação médica biocêntrica; 7) Educação médica
sociocêntrica; e 8) Educação médica para a medicina consumista. A seguir faz ensaio pormenorizado sobre a
origem e a evolução pedagógica da educação médica na UFMG, de modo a estimular
a que cada curso médico do país faça estudo semelhante. Finalmente é
apresentada abrangente coletânea de textos destinados a ilustrar os temas antes
expostos.
Com tais capítulos, o livro estuda, de modo inédito, os
sucessivos problemas do ensino da medicina, do ponto de vista fundamental da relação
estudante-paciente, remontante à origem da humanidade. Para isso, recorre a
elaborada e amadurecida inovação conceitual, a qual se mostra aplicável quer à
realidade de saúde ao longo do tempo, quer à crescente crise atual. Exemplificadamente,
o autor alcança fronteiras desafiadoras tais como: 1) A relação estudante-paciente sob
perspectiva antropológica; 2) A relação estudante-paciente paralela, alternativa
ou clandestina; 3) A decorrente universidade paralela, alternativa ou clandestina;
4) A ociosidade da competência; 5) O egresso nômade de cursos
precários; 6) A
submissão do ensino da medicina às agências internacionais e ao gangsterismo
educacional; 7) A formação médica diante da polaridade competição versus cooperação (equipe mínima); 8) Resolubilidade e terminalidade; 9)
A trifurcação corporativa para a sociedade de consumo;
e 10) O ensino médico
para a medicina consumista.
O autor
recebeu a sugestão para tradução deste livro para o inglês e o alemão.
EQUIPE DE PESQUISADORES DO CENTRO
DE MEMÓRIA DA MEDICINA DE MINAS GERAIS
PROGRAMAÇÃO
DO LANÇAMENTO DO LIVRO ENSINO DA MEDICINA NO BRASIL E EM MINAS GERAIS DO
PROFESSOR JOÃO AMÍLCAR SALGADO
PRÉ-LANÇAMENTOS
1. CURSO DE HISTÓRIA DA MEDICINA DA
UFMG, NO DIA DO MÉDICO, EM 18-10-13
2. CONGRESSO BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA
MEDICINA, PALMAS TOCANTINS, 6-11-13, ONDE O AUTOR FOI DISTINGUIDO COM A
PALESTRA DE ABERTURA.
3. JUBILEU DE OURO DA TURMA GERREIRO DE
FARIA, UNIRIO, HOTEL MEDITERRANÉ – RIO DAS PEDRAS, RIO – ONDE O AUTOR FOI
AGRACIADO COM PLACA DE PRATA, EM 24-11-13
4. CONGRESSO MARANHENSE DE HISTORIA DA
MEDICINA, TERESINA, 26-11-13
5. FACULDADE DE CIENCIAS MÉDICAS DE
MINAS GERAIS, ONDE O AUTOR FOI DISTINGUIDO COM A AULA INAUGURAL DO CURSO DE
HISTÓRIA DA MEDICINA, 17-2-13
6. UNIVERSIDADE DE OURO PRETO, ONDE O
AUTOR FOI DISTINGUIDO COM A AULA INAUGURAL DO CURSO DE MEDICINA, 17-3-14
LANÇAMENTO OFICIAL – ACADEMIA MINEIRA DE MEDICINA
DIA 26-3-14, ÀS 20 HORAS, NO AUDITÓRIO BORGES DA COSTA DA
ASSOCIAÇÃO MÉDICA DE MINAS GERAIS, AVENIDA JOÃO PINHEIRO, 161 – BELO HORIZONTE
(COM PRELEÇÃO PELO AUTOR E COQUETEL).
ONDE ADQUIRIR O LIVRO ENSINO DA MEDICINA NO BRASIL E EM MINAS GERAIS
LOJA DA COOPMED,
NO ANDAR TÉRREO DA FACULDADE DE MEDICINA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS
GERAIS, AVENIDA ALFREDO BALENA, 190, BELO HORIZONTE E DEMAIS LOJAS DA COOPMED
FORA DE BELO HORIZONTE: PELA COOPMED VIRTUAL coopmed.com.br
INTERMINAS LIVRARIA, AVENIDA ALFREDO BALENA, 181, BELO HORIZONTE
AINDA FORA DE BELO HORIZONTE
PELA ESTANTE VIRTUAL OU CONGÊNERES
LIVRARIA DA FACULDADE DE CIENCIAS MÉDICAS, AVENIDA EZEQUIEL
DIAS, 275, BELO HORIZONTE
DEMAIS LIVRARIAS, POR PEDIDOS À COOPMED OU À INTERMINAS OU
AO CENTRO DE MEMÓRIA DA MEDICINA DE MINAS GERAIS, FACULDADE DE MEDICINA DA
UFMG, AVENIDA ALFREDO BALENA, 190, TELEFONE 34099672
BREVEMENTE EM TODAS AS LIVRARIAS