João Amílcar Salgado

sexta-feira, 21 de janeiro de 2022

 


O ADMIRÁVEL CLÃ DOS BERNARDES

João Amílcar Salgado

João Bernardes Caminha era conhecido pelo povão da Vila como João Bernardo. Menino ainda, eu gostava de ouvir a prosa dele com meu pai, na farmácia. Ele era um curandeiro de prestígio e percebi que meu pai lhe fez uma espécie de pós-graduação em farmácia galênica. Perguntou: “Sargado, as pessoas acham que sou parente do presidente Artur Bernardes, tem jeito de provar? Resposta: “ô João, você não precisa ser parente dele pra ser importante, porque você já é parente do Pero Vaz de Caminha; mas você é parente do Artur, sim, não só você como também todos os Bernardes mineiros, tudo gente que veio pra São João del Rei procedente de Braga, Portugal, na pessoa de Pedro Bernardes Caminha, e para lá chegaram da França”.  – “então eu sou francês?” – “é sim e sua vocação de curador vem de um seu primo francês que revolucionou a medicina, chamado Cláudio Bernardo”.

Liguei-me muito aos Bernardes pelos meus primos Bernardes Lima Salgado, filhos de nosso vizinho da rua de cima, João Teófilo Salgado - aclamados personagens (Zé, João, Paulo, Maria, Teresa) de meu livro O RISO DOURADO DA VILA.  Mais famigerado ainda é o primo deles, Vítor Bernardes Menezes, célebre como o caçador e humorista Vito Paca. Também caçador e humorista é outro primo, o Iô da Rita (João Bernardes Sobrinho). Sendo sobretudo branquelos, nada mais apropriado que a belíssima organista dessa gente se chame Branca. Para coroar, cito o Olivério José Bernardes dos Reis, que figura no pódio do pioneirismo ecológico, em Minas, ao lado do fundador da cidade, Mateus Garcia. E, entre as estupendas mulheres de nossa história, pontifica a Sinhaninha Bernardes dos Reis, a matriarca dos Rodrigues. Ela disse ao filho Paulo que a nossa farmácia era como se fosse a continuação da casa dos Rodrigues, dos Bernardes e dos Amorellis.

Pesquisei outros Vitos Pacas pela internete. Um deles é o ilustre engenheiro sanitarista Víctor Paca. Não se trata de alcunha, mas de sobrenome de antiga e importante família de Navarra, Espanha, sendo seu nome completo Victor Hugo da Motta Paca. Outros dois são Victor Paca, cantor dominicano conhecido por sua bela voz, em músicas românticas, e Víctor Paca, de Cabinda (Angola), onde a família Paca é proeminente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário